E. E. PROFESSOR VICENTE
PEIXOTO
PROFESSORAS: ROSANGELA
CLAUDINO E KÁTIA MEDEIROS
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
DATA: 29 DE JUNHO DE 2020.
SÉRIE: 7º ANO
Jornal Folha de São Paulo. Carta do
Leitor
São Paulo,
sábado, 1 de outubro de 2005
MURAL
- FILMES
“Gostei
da reportagem que vocês publicaram em julho (“Sempre em Cartaz’),
sobre
filmes que as crianças não enjoam de assistir. Estou muito contente por
vocês
publicarem essas matérias interessantes. Os quadrinhos estão cada dia
mais
legais. Quero que continuem assim, um jornal divertido. Eu também acho
o H
superfofo!”
Paula,
9 anos, de São Paulo, SP
|
A Coluna Cartas do
Leitor é um espaço reservado em Jornais, Revistas, Emissoras de Rádio para que
a opinião dos leitores e ouvintes seja publicada. É uma maneira de o leitor
fazer parte da opinião pública, com perguntas, opiniões, debates, elogios,
incentivos, críticas, sugestões, reflexões etc., sobre
fatos do cotidiano.
1- O que significa para o
leitor escrever uma carta a um Jornal a respeito de um assunto?
(A) Uma forma de desabafo, de
acabar com o nervosismo.
(B) É um meio de expor seu
ponto de vista em relação ao assunto em pauta.
(C) Uma forma de enviar uma
mensagem a um amigo distante.
2- E para o veículo de comunicação “Jornal Folha de São
Paulo”? Qual é a importância da Carta do Leitor?
(A) Para o veículo de
comunicação é uma arma publicitária para saber o que está agradando, ou não, ao
público.
(B) Para o veículo de
comunicação é apenas uma carta que será arquivada, sem importância alguma.
(C) Para o veículo de
comunicação é um instrumento de trabalho para os funcionários que a empresa tem
não ficarem ociosos.
3- Ao escrever a carta, o
leitor, com certeza, teve muito cuidado e revisou o texto, atentando para os erros gramaticais, não usou palavras de
baixo calão, ofensas, ataques pessoais, antes de enviar. Por que ele fez
isso?
(A) Porque um professor de
português lerá a carta.
(B) Porque quem receberá a
carta somente fará a leitura se não tiver erros gramaticais.
(C) Porque a carta será lida
por muitas pessoas, em diferentes partes do mundo.
4- Qual foi a linguagem usada na
Carta de Leitor?
(A) Linguagem Verbal e formal.
(B) Linguagem Não Verbal e
formal.
(C) Linguagem Verbal e
informal.
(D) Linguagem Não Verbal e informal.
5- Quem é o Remetente da
Carta?
(A) O Jornal Folha de São
Paulo.
(B) Um leitor do Jornal Folha
de São Paulo.
(C) A mãe de um aluno que fez
uma atividade na escola com o Jornal da Folha de São Paulo.
6- Quem é o Destinatário da
Carta?
(A) O Jornal Folha de São
Paulo.
(B) Um leitor do Jornal Folha
de São Paulo.
(C) A mãe de um aluno que fez
uma atividade na escola com o Jornal da Folha de São Paulo.
7- Qual é o nome da reportagem
que o Jornal Folha de São Paulo publicou no mês de julho que levou o leitor a
escrever a carta? E qual foi o tema da Reportagem?
(A) “Situação de Animais” –
Tema: Animais abandonados.
(B) “O Planeta chora” - Tema: Meio Ambiente.
(C) “Sempre em Cartaz” -
Tema: Filmes que as crianças gostam.
8- O que o leitor acha das
matérias publicadas pelo Jornal Folha de São Paulo?
(A) Muito ilustrativas. (B) Muito interessantes. (C) Muito educativas.
9- Além da matéria publicada
em julho, o leitor faz mais um comentário positivo. A respeito de que assunto o
leitor comenta?
(A) Sobre as atividades de
cruzadinhas.
(B) Sobre o horóscopo de cada
signo.
(C) Sobre as histórias em
quadrinhos.
10- Na carta, o leitor usa uma
expressão: “H superfofo!”. Essa expressão é uma variação da linguagem que tem o
nome de:
(A) Estrangeirismo. (B) Gíria. (C) Sotaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário