terça-feira, 12 de maio de 2020

AULA: FIGURAS DE LINGUAGEM - CENTRO DE MÍDIAS SP 7º ANO



E.E. Professor Vicente Peixoto

Professoras: Rosangela Claudino e Kátia Medeiros             

Disciplina: Português               Turmas: 7ºs anos A, B, C

 

AULA DO DIA 04 DE MAIO DE 2020 – CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO – 
10:30h ÀS 11:14h COM A PROFESSORA: PRISCILA
CONTEÚDO: FIGURAS DE LINGUAGEM


As palavras podem ter 2 sentidos: 
- Denotativo: sentido real da palavra. Exemplo: O gato miou. (palavra “gato” tem sentido real, o sentido do dicionário.)
- Conotativo: sentido figurado da palavra. Exemplo: Aquele menino é um gato! (a palavra “gato” está sendo usada no sentido figurado; no lugar da palavra “bonito”)

As figuras de linguagem são recursos que utilizamos para atribuir mais expressividade, beleza e força ao nosso discurso.
                                                            
                                                               PALAVRAS
                                      
                  DENOTATIVO                                                           CONOTATIVO
                                  
              (SENTIDO REAL)                                                  (SENTIDO FIGURADO)


As figuras de linguagem podem ser:

1-  Figuras de Pensamento – que muitas vezes não estão explícitas no texto e precisamos refletir sobre elas. Estão no campo das ideias.
. Antítese: antônimos – palavras contrárias.  Exemplo: “dia – noite”, “bonito – feio”
. Eufemismo: palavras suavizadas. Exemplo: “morreu – encontrar-se com Deus”
. Ironia: dizer o contrário do que pensamos. Exemplo: “você está feio – você está lindo...”
. Hipérbole: palavras usadas com exagero. Exemplo: “Ganhei rios de dinheiro!!!”
. Prosopopéia ou Personificação: dar vida à coisas inanimadas. Exemplo: “A pedra chorou...”


2- Figuras de palavras: Substituímos uma palavra por outra.
. Comparação: comparar alguma coisa com outra. Exemplo: “é bravo como um leão”
. Metáfora: afirmar que...  . Exemplo: Paulo é um leão. (estou afirmando)
. Metonímia: substituir uma palavra por outra palavra. Exemplos:  “Tomei um DANONE” (na verdade, eu tomei um iogurte. DANONE é o nome da empresa que fabrica o produto).
“Li Ruth Rocha” (na verdade, eu li o livro e não a autora do livro.)


3- Figuras de Harmonia – Recurso expressivo e sonoro. As figuras de harmonia têm a ver com o som. Elas aparecem nas músicas, nos poemas...
. Aliteração: repetição de consoantes –  Exemplo: “Belo, bondoso e bonito era Benito”
. Assonância: repetição de vogais –  Exemplo: “A alegria aparecia assim...”
. Onomatopéia: representar ou  imitar o som de um animal ou objeto.
                         Exemplo: “miau” (miado do gato)                 “Blém, blóm” (sino)


4- Figuras de Construção – As figuras de construção têm a ver com a construção do texto. Estão presentes em poemas, músicas e em outros textos.

. Anáfora: repetição de uma palavra no início do verso. Exemplo: “Se você quisesse...
                                                                                                        “Se você fizesse...
                                                                                                        “Se você entendesse...”
                                                                      
. Pleonasmo: O pleonasmo é usado para reforçar algo, uma ideia. Exemplo:
                “Eu vi com os meus próprios olhos!”  (reforçar a ideia, certeza que viu.)


Porém, o pleonasmo pode ser um vício de linguagem. Quando utilizamos expressões que não reforçam e nem atribuem expressividade e acabam sendo redundantes, isto é, repetitivas. Não é correto usar. Exemplos:
  “Saia aqui fora.”                          “Subir para cima”                            “Entrar para dentro”


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